O projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) tem por objetivo principal promover a implantação de redes metropolitanas comunitárias em 26 cidades que abrigam pontos de presença (PoPs) do backbone da RNP, o que significa uma cobertura nacional. Ele foi concebido a partir da iniciativa pioneira do projeto Rede MetroBel que está implantando uma infra-estrutura metropolitana óptica em Belém.

A execução do projeto ficará a cargo da Organização Social RNP (RNP-OS), que contará com recursos da Finep. O projeto inclui a implantação, em conjunto com as instituições de pesquisa e educação superior, de infra-estrutura de fibras ópticas (próprias ou por meio de cessão de direitos), equipamentos para a rede lógica e a gestão administrativa dos projetos de cada rede metropolitana.

O projeto Redecomep vai permitir que a 
inovação do Rede-Conhecimento alcance 
as principais regiões metropolitanas do país

Após a implantação de cada rede metropolitana, a gestão da sua operação, seu custeio e sua sustentabilidade ficarão a cargo das instituições usuárias. Assim, outro objetivo do projeto é estimular a formação de consórcios, de modo a assegurar a sua auto-sustentação.

Programas específicos para treinamento e capacitação na operação das redes ópticas também estão sendo planejados a fim de preparar o pessoal técnico das instituições de pesquisa e educação e dos PoPs da RNP para o gerenciamento e operação da nova infra-estrutura.