Notícias

Metrobel será lançada em maio

[RNP, 26.04.2007]


    A primeira rede óptica metropolitana do país para a comunidade acadêmica será inaugurada na segunda quinzena de maio, em Belém (PA). Com 52 km de extensão, a Metrobel vai conectar 12 instituições de ensino e pesquisa ao backbone da RNP. São elas: A Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade da Amazônia (Unama), o Centro Universitário do Pára (Cesupa), o Cefet-PA, a Embrapa Amazônia Oriental, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Centro Nacional de Primatas (Cenp), o Instituto Evandro Chagas (IEC), o Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) e o Serviço Geológico do Brasil - Superintendência de Belém (CPRM).

    Tendo recebido R$ 1,3 milhão em investimentos da Finep, a Metrobel facilitará e ampliará a divulgação de estudos científicos, a troca de informações que exijam grande capacidade de banda e a integração entre universidades e unidades de pesquisa. Neste sentido, o governo do Pará já formalizou a intenção de participar da rede e de estendê-la ao interior.

    A Metrobel é o projeto-piloto da iniciativa Redecomep, cujas primeiras redes metropolitanas serão inauguradas neste semestre de 2007.




    Juliana Berriel
    RNP
    26.04.2007