Notícias

Brasília terá primeira biblioteca nacional digital

[RNP, 12.02.2007]


    No dia 26 de janeiro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) firmaram parceria para que seja criado um acervo digital na Biblioteca Nacional de Brasília.

    “A idéia é que a Biblioteca Digital seja um grande centro de inclusão, um espaço que permita integrar as pessoas que ainda não têm acesso às novas tecnologias”, disse Emir Suaiden, diretor do Ibict. A biblioteca integra o Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, um dos grandes projetos do arquiteto Oscar Niemeyer.

    Na ocasião, também foi discutida a participação da biblioteca e do próprio GDF no projeto das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) da RNP no Distrito Federal. A iniciativa disponibilizará o conteúdo da biblioteca para os milhões de usuários da rede da RNP, ao passo que possibilitará um acesso de alta capacidade para aplicações que demandem muita banda.

    De acordo com o Secretário da Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas, e o Secretário de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho, a Redecomep se adequa ao projeto do governo do Distrito Federal de criar uma rede para inclusão digital e educação a distância. A assinatura do protocolo de intenções com o MCT, que formaliza o interesse do GDF na Redecomep do DF, está agendada para o final de fevereiro.




    Juliana Berriel
    RNP
    12.02.2007