Notícias

Começa a construção da Rede Poti

[RNP, 23.12.2011]


    No dia 16/12, foi realizada a reunião de kick-off da Rede Metropolitana de Teresina: a (Rede Poti). O encontro realizado na Universidade Federal do Piauí marcou o início do projeto de construção de cerca de 30 km de rede que atenderá a 16 (dezesseis) pontos de instituições de ensino e pesquisa, interligadas a 1 Gbps.

    Os cabos ópticos e os equipamentos a serem utilizados já foram adquiridos e a previsão para o início das obras é 16 de janeiro.  A construção da rede deve ocorrer até o final de julho. 

    As 7 (sete) instituições públicas participantes da Rede Poti são: Universidade Federal do Piauí (UFPI); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), além dos governos estadual e municipal. Participarão também da iniciativa, com aporte financeiro próprio, as instituições de ensino superior particulares:  Faculdade Integral Diferencial (FACID) e Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI).

    A instituição parceira do projeto é a Eletrobrás Distribuição Piauí (CEPISA), que colabora com a cessão de postes para instalação dos cabos de fibra óptica.

    Participaram da reunião o presidente do Comitê Gestor, Prof. Pedro de Alcântara da UFPI; o  gestor  da Coordenação Técnica local, Prof. André Barros; o diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), Dr. Thiago Siqueira Gomes; além de representantes de várias instituições que integrarão a rede e o representante da empreiteira OMEGA contratada para a construção.