Notícias

Boletim Redecomep

[RNP, 15.08.2011]


    Destaque

    No mês de julho, foi aprovada a execução do projeto de extensão da Rede Metropolitana de Brasília (GigaCandanga), que prevê a implantação de dois enlaces ópticos, interligando a unidade de Brasília da RNP ao Ministério da Educação (MEC) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dessa forma, a RNP oferecerá ao MEC redundância para suas atividades de maior demanda, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa é que o MEC possa se beneficiar desta melhoria ainda este ano, no Enem.

    O enlace entre o MEC e a RNP terá cerca de 5km e o outro,  entre o FNDE e a RNP, cerca de 200m, formando uma radial com o Centro de Operações (NOC) da Redecomep no Ponto de Presença da RNP no Distrito Federal.


    Redes em implantação


    Belo Horizonte

    Em agosto, a RNP firmou contrato com a Cemig Telecomunicações S.A. (CEMIGTelecom) para locação de um par de fibras ópticas por um período de 10 anos.


    Relacionamento

    Dando continuidade às formalizações referentes às redes metropolitanas implantadas, mais três Convênios/Acordos de Cooperação Técnica foram assinados entre a RNP e as seguintes instituições: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Rede Metropolitana de São Luís; União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA/PUCRS), da Rede Metropolitana de Porto Alegre (MetroPOA); e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Rede Metropolitana de Brasília (GigaCandanga). O documento estabelece as diretrizes para o uso da infraestrutura de fibra óptica cedida pela RNP às instituições.