Notícias

Boletim Redecomep - ATUALIZADO

Nº 31/2011

[RNP, 25.05.2011]


    Destaques

    • Durante o mês de abril, foi finalizada a construção da Rede Metropolitana de Palmas (Metrotins). A previsão é que a inauguração da nova rede seja realizada em junho. A Metrotins terá  42 Km de extensão e interligará 9 instituições.

    • Em maio, a RNP e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) realizaram uma reunião para acordar o início do projeto de implantação de uma infraestrutura óptica metropolitana em João Pessoa, e sua ligação com a Rede Metropolitana de Campina Grande (MetroCG). O projeto da rede metropolitana de João Pessoa, o 42° realizado no âmbito da Redecomep, permitirá a construção da infraestrutura óptica na única capital que não havia sido contemplada pela iniciativa até o momento.

    • Com relação à fase 2 da Redecomep, está prevista para o final de maio a conclusão das obras da Rede Metropolitana de São Carlos, iniciadas em dezembro de 2010. Esta será a primeira rede da segunda fase da Redecomep a ser finalizada.


    Fase 1

    No final de abril, foi concluída a compra dos cabos ópticos para implantação da Rede Metropolitana do Rio de Janeiro (RedeRio Metropolitana). Além disto, tiveram início as construções de dois trechos da rede, o Anel Zona Norte (em 25/4) e o Trecho MetroRio (em 16/5).

    A novidade da Rede Metropolitana de Teresina (Rede Poti) fica por conta do fechamento do contrato com a Eletrobrás Distribuição Piauí (Cepisa), que irá ceder os postes para passagem dos cabos ópticos da rede.


    Relacionamento

    Em maio, foram assinados mais cinco Convênios de Cooperação Técnica (CCTs) com participantes de redes metropolitanas já inauguradas. Na Paraíba, assinaram as seguintes instituições participantes da Rede Metropolitana de Campina Grande (MetroCG): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ ); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)- unidade Algodão; Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTC-PB ); e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB ). Em Goiás, assinou a Agência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Amtec), que integra a Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn).

    No dia 13/5, foi promovida uma reunião de sensibilização para formalização de Convênios de Cooperação Técnica (CTT) com as instituições participantes da Rede Metropolitana de Aracaju - MetroAJU. O encontro, que aconteceu na capital sergipana, foi aberto pelo pró-reitor de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Presidente do Comitê Gestor, José Manuel P. Alvelos, e por Dilton Dantas de Oliveira, Coordenador Técnico da rede MetroAJU e do Ponto de Presença da RNP em Sergipe (PoP-SE), e contou com a presença de representantes da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (unidade Tabuleiros Costeiros), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), e do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).