Notícias

Boletim Redecomep

Nº 31/2011

[RNP, 09.05.2011]


    Em abril, foi realizado um treinamento na Escola Superior de Redes (ESR) para as equipes que farão a operação da nova plataforma de gestão de plantas ópticas da Redecomep. O sistema, que é fruto de um acordo entre a RNP e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), subsidiará o planejamento, a projeção, a construção, a operação e a  supervisão de todas as redes metropolitanas.

     

    Aquisição de novos cabos

     

    Na segunda semana de abril, foram adquiridos 91 km de cabos ópticos da Rede Metropolitana do Rio de Janeiro (RedeRio Metropolitana), destinados aos trechos UFRJ-Fundão e Anel Gávea.

     

    Relacionamento

     

    No dia 24/3, foi promovida uma reunião de sensibilização para formalização de futuros Convênios de Cooperação Técnica (CTT) com as instituições participantes da Rede Metropolitana de São Luís.  O encontro, que aconteceu na capital maranhense, foi aberto pelo vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antonio José Silva Oliveira, e contou com a presença de representantes da UFMA, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (SEMIT), e do Ponto de Presença da RNP no Maranhão (PoP-MA).

     

    Com relação às formalizações com participantes de redes metropolitanas já inauguradas, mais seis CCTs foram assinados com a RNP em abril, cinco no Rio Grande do Sul e um em Goiás. No Sul, assinaram as seguintes instituições, todas da Rede Metropolitana de Porto Alegre (MetroPOA): Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/FAURGS), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro/RS). Em Goiás, assinou a Superintendência Regional do Inmetro em Goiás (SURGO), que integra a Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn).