Notícias

Boletim Redecomep

Nº 30/2011

[RNP, 31.03.2011]


    Até o final do primeiro semestre de 2011, será colocada em produção uma plataforma de gestão de plantas ópticas, fruto de um acordo entre a RNP e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A parceria permitirá o planejamento, projeção, construção, operação e supervisão de todas as redes participantes da Redecomep. Com o novo sistema, será possível fazer o acompanhamento de todo o ciclo de vida de uma rede metropolitana, inventariando e retratando o patrimônio óptico. A plataforma também facilita o processo de manutenção das redes.


    Com relação às redes ainda não inauguradas, a novidade deste mês fica por conta de mais um passo dado na construção da Rede Metropolitana do Rio de Janeiro (RedeRio Metropolitana). Menos de um mês após o início das obras do trecho Zona Sul da rede, em fevereiro, foram entregues as bobinas com os cabos ópticos que serão usados no trecho que utiliza a infraestrutura do Metrô Rio. Com 35 km de extensão, o trecho do Metrô Rio equivale a aproximadamente  13% do comprimento  total da RedeRio Metropolitana. 

    Redes inauguradas

    No início de março, foi finalizada a implantação da "última milha" da Redecomep/Macapá, via enlace de rádio, que ligou o campus da cidade de Santana ao campus de Macapá da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O rádio-enlace, que tem aproximadamente 11 km de extensão e irá operar em uma velocidade 80 Mbps, foi considerado a opção mais viável técnica e financeiramente para conexão dos dois campi.

    Dando continuidade às formalizações referentes às redes metropolitanas implantadas, em fevereiro, mais dois Convênios de Cooperação Técnica (CCT) foram assinados com a RNP: Associação Educacional Sul-Rio-Grandense (Faculdade Porto Alegre - Fapa), da Rede Metropolitana de Porto Alegre (MetroPOA); e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Rede Metropolitana de São Luís (MA). O documento estabelece as diretrizes para o uso da infraestrutura de fibra óptica cedida pela RNP às instituições.