Notícias

Boletim Redecomep

Nº 27/2010

[RNP, 27.12.2010]


    Destaque

    Em dezembro, a RNP assinou um convênio com a empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa). O acordo estabelece a criação de redes metropolitanas em Castanhal, Santarém, Altamira e Marabá, que serão interligadas ao Ponto de Presença da RNP no Pará (PoP-PA) por meio da NavegaPará, infovia estadual coordenada pela Prodepa. Como as redes serão executadas pelo Governo do Estado do Pará (em parceria com a RNP), o projeto só será iniciado quando a nova equipe tomar posse.

    Centro-Oeste

    Até o final de novembro, foram instalados cerca de 20 Km dos cabos aéreos da Rede Metropolitana de Palmas (Metrotins).

    Norte

    Em Porto Velho, o projeto técnico da rede continua em fase final de ajustes.

    Nordeste

    No Piauí, o Comitê Gestor e o Comitê Técnico aprovaram a entrada do Governo do Estado do Piauí na rede Poti. O Governo será representado pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Administração.

    Os contratos com as companhias de energia elétrica para a passagem dos cabos ópticos das redes Poti e RAAVE (Maceió) permanecem em negociação. 

    Sudeste

    Em dezembro o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou o acordo que isenta a rede metropolitana desta cidade do pagamento de taxas de licença para passagem de cabos ópticos.

    Em Belo Horizonte, a Redecomep-BH segue em fase de implantação.

    Redecomep - Fase 2

    O processo de Solicitação de Propostas (SDP) para elaboração de projeto e construção das redes metropolitanas de Campinas, Itajubá, Ouro Preto/Mariana, Pelotas, Petrolina/Juazeiro, Petrópolis, Uberaba e Uberlândia aguarda apenas a análise final da Diretoria Executiva (DE) da RNP para ser concluído.

    Também aguarda a apreciação da DE a avaliação do projeto técnico da Rede Metropolitana de Petrópolis, concluída em dezembro pela Coordenação Técnica da RNP.

    A CPFL Energia e RNP firmaram, em novembro, uma parceria para utilização dos postes da empresa na construção da Rede Metropolitana de Campinas. Em Niterói, segue em negociação a assinatura de um convênio com a empresa de energia elétrica Ampla.

    O projeto técnico da Rede Metropolitana de Pelotas continua em avaliação pela Coordenação Técnica da RNP. Também prosseguem as negociações com a Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE) a respeito do uso de postes para passagem dos cabos ópticos.

    Em São Carlos, a construção da rede foi iniciada. Entretanto,como o projeto técnico continha pontos que não estavam em conformidade com as premissas da iniciativa Redecomep, parte dele está sendo reavaliada tanto pela Coordenação Técnica da RNP quanto pela Coordenação Técnica local.

    Relacionamento

    Como a maior parte das instituições de ensino e pesquisa está em férias entre dezembro e fevereiro, as visitas de Relacionamento foram temporariamente suspensas. A agenda de encontros está prevista para ser retomada em março de 2011.

    Desde que começaram a ser realizadas as visitas de Relacionamento, em setembro de 2009, até hoje, já foram assinados 15 Convênios de Cooperação Técnica com instituições participantes de redes metropolitanas.