Notícias

Boletim Redecomep

Nº 26/2010

[RNP, 17.11.2010]


    Destaque

    Nos dias 30/9, 1/10 e 8/10, respectivamente, a área de Relacionamento  com as Redes Metropolitanas e a Diretoria Adjunta de Gestão de Soluções (DagSol) visitaram as cidades de Natal (RN),  Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) para formalizar Convênios de  Cooperação Técnica (CCT) com as instituições participantes das redes GigaNatal, GigaFor e MetroPoa.

    Centro-Oeste

    Em outubro, foi iniciada a instalação dos cabos aéreos da Rede Metropolitana de Palmas (Metrotins).

    Norte

    Em Porto Velho, o projeto técnico da rede está em fase final de ajustes.

    Nordeste

    Permanecem em negociação os contratos com as companhias de energia elétrica de Maceió e de Teresina para a passagem dos cabos ópticos das respectivas redes.

    Sudeste

    No Rio de Janeiro,na primeira quinzena de novembro foi assinado convênio com a Linha Amarela, que possibilita o uso dos dutos desta via para passagem de parte dos cabos ópticos da rede metropolitana desta cidade. Ainda em novembro deve ser assinado o convênio com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que tornará a rede local isenta do pagamento de taxas de licença para passagem de cabos ópticos.

    Em Belo Horizonte, a Redecomep-BH continua em fase de implantação.

    Redecomep - Fase 2

    O setor de compras da RNP está em negociação com a empresa vencedora da Solicitação de Propostas (SDP) para elaboração de projeto e construção das redes metropolitanas de Campinas, Itajubá, Ouro Preto/Mariana, Pelotas, Petrolina/Juazeiro, Petrópolis, São Carlos, Uberaba e Uberlândia. No dia 16/11, o parecer relativo a análise técnica e financeira das propostas, feita pelo Comitê de Avaliação da SDP, será enviado à Diretoria Executiva da RNP para aprovação.

    O projeto técnico da Rede Metropolitana de Pelotas segue em avaliação pela Coordenação Técnica da RNP. Também continuam as negociações com a Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE) a respeito do uso de postes para passagem dos cabos ópticos.

    Em Petrópolis, a nova versão do projeto técnico permanece em avaliação pela Coordenação Técnica da RNP.

    Com relação às redes de Castanhal, Santarém, Altamira e Marabá, ainda está pendente de assinatura o convênio com a empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).

    Em São Carlos, foram entregues os cabos ópticos que serão usados na rede metropolitana desta cidade. E, em Niterói, segue em negociação a assinatura de um convênio com a empresa de energia elétrica Ampla.