Notícias

Inauguração de redes ópticas em Porto Alegre e Recife

[RNP, 13.09.2010]


    Duas redes da iniciativa Redecomep foram inauguradas nas últimas semanas: a Rede Metropolitana de Porto Alegre (MetroPOA), no dia 31/8, e a Rede Metropolitana de Recife (Ícone), em 3/9. Com as inaugurações de MetroPOA e Ícone, já são 21 redes metropolitanas em operação no Brasil.

    Com 70,775 Km de extensão e investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão, a MetroPOA interliga 15 instituições. Além de estimular atividades de colaboração entre suas participantes, a rede também significa ganhos estruturais. Exemplo disto é que a líder do consórcio criado para a construção da MetroPOA, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ganhou redundância em suas telecomunicações, aumentando de uma para três rotas de transferência de dados entre os campi.

    Em Recife, a inauguração da Ícone contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. A rede interliga 32 instituições e tem 67,7 Km. Os investimentos para sua implementação foram da ordem de R$ 1,1 milhão.

    A implantação das redes ópticas já permite a obtenção de resultados positivos para as IES e centros de pesquisa conectados pelas Redes Metropolitanas em operação. Entre os benefícios pode-se destacar as vantagens econômicas, como a redução do valor pago pela conexão à Internet e o aumento da velocidade de acesso, além do estímulo a projetos colaborativos com a participação de pesquisadores de diversos pontos do Brasil.