Notícias

Prefeitura de Petrópolis firma acordo com Ministério da Ciência e Tecnologia

[RNP, 07.07.2010]


    No dia 1/7, a Prefeitura Municipal de Petrópolis (PMP) firmou um acordo de cooperação com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Em cerimônia realizada na sede da Prefeitura, assinaram o documento o prefeito de Petrópolis, Paulo Roberto Mustrangi de Oliveira e o secretário Executivo do MCT, Luis Antônio Rodrigues Elias. Entre os presentes à cerimônia, estavam: o secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Nelson Aristeu Caminada Sabra; o subsecretário da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SCT/RJ), Julio Lagun; o presidente do Conselho Gestor da Petrópolis Tecnópolis, Augusto Raupp; o Diretor de Engenharia e Operações da RNP, Alexandre Grojsgold; e o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Pedro Dias.

    O acordo entre PMP e MCT prevê a cooperação mútua para que instituições e órgãos governamentais, estaduais e municipais, se conectem ao backbone da RNP através infraestruturas ópticas e sem fio (wireless). Além de incentivar a universalização do acesso à Internet, a medida também estimula a aplicação de novas tecnologias como fator de desenvolvimento do país.

    O diretor adjunto de Gestão de Soluções da RNP, Gorgonio Araújo, lembra que com este acordo de cooperação entre dois níveis de governo, a iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) é reforçada em Petrópolis.