Notícias

Boletim Redecomep

[RNP, 26.05.2010]


    Nº 21/2010
    (RNP, 26.5.2010)

    Destaque

    O destaque desta edição é o VI Encontro Redecomep, que será realizado na cidade de Gramado (RS) no dia 27/5. O evento, que ocorre logo após o Workshop RNP (WRNP), reúne integrantes dos comitês gestores das redes metropolitanas das fases 1 e 2 da iniciativa. Para ver a programação completa do evento, acesse http://migre.me/FEF8.  Entre os temas que serão abordados durante o encontro, estão: apresentações sobre a administração das redes auditoria e gestão do seu patrimônio (infraestrutura óptica); debate sobre as expansões; apresentação sobre o projeto Floresta Digital, no estado do Acre.


    Região Centro-Oeste

    O evento de inauguração da Rede Metropolitana de Campo Grande foi agendado para o dia 30/6. Esta será a 17ª rede metropolitana interligada ao backbone da RNP, completando a conexão de todas as capitais da Região Centro-Oeste.


    Região Sul

    Na Região Sul, o percentual concluído da Rede Metropolitana de Porto Alegre (MetroPOA) aumentou de 60% para 75% ao longo do último mês.


    Região Nordeste

    No Nordeste, as novidades ficam por conta da Rede Metropolitana de Teresina (Rede Poti), cujo projeto executivo foi aprovado pela Eletrobrás Distribuição Piauí (Cepisa).


    Região Norte

    No começo de maio, a empresa Ômega, que será a nova responsável pela construção da Rede Metropolitana de Palmas (Metrotins), deu início aos trabalhos de campo para a implantação da rede.

    Ainda na Região Norte, a inauguração da Rede Metropolitana de Boa Vista (RedeBV), antes prevista para junho, foi reagendada. A nova previsão é de que a inauguração da RedeBV aconteça em agosto, após o governo do estado do Tocantins concluir a implantação de seus sites na rede.


    Região Sudeste

    Em Minas Gerais, a Diretoria Executiva da RNP avalia o resultado do processo de seleção a da empresa que fornecerá fibra apagada (IRU) para a Rede Metropolitana de Belo Horizonte (Redecomep-BH). A implantação da rede contará com recursos adicionais da ordem de R$ 200 mil, resultado de um convênio com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECTES), que viabilizará a ampliação da rede até o novo centro administrativo do governo do estado, onde se encontra a sede do Instituto de Geociências Aplicadas (IGA).



    Interiorização


    Pelotas (RS)

    Em maio, houve substituição na presidência do Comitê Gestor da Rede Metropolitana de Pelotas (Recop). O novo presidente é Celso Henrique Garcia Vieira, do Instituto Federal Sul Riograndense (IFSUL).


    São Carlos (SP)

    A Rede Metropolitana de São Carlos (Rede Sanca) está em fase de conclusão de negociações de acordos com a CPFL Energia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A conclusão desta etapa possibilitará a finalização do projeto técnico e início do projeto executivo da rede.



    Relacionamento

    Wilma Silva, responsável pelo relacionamento com as Redes Metropolitanas já em operação, deu início a um programa de visitas a essas redes juntamente com a Diretoria Adjunta de Soluções (DAGSol), para formalizar com as instituições participantes os  Convênios de Cooperação Técnica (CTT) com a RNP. Este documento estabelece os direitos e deveres para a utilização das redes e inclui itens como o detalhamento sobre a cessão de uso de fibras ópticas e equipamentos.

    Ao longo do mês de maio foram realizadas visitas às redes de Vitória (MetroVix), Manaus (MetroMAO) e Goiânia.