Notícias

Reunião técnica contou com apresentação de fornecedores e informes sobre consórcios

[RNP, 16.05.2005]


    O encontro técnico dos participantes dos projetos Redecomep, ocorrido no dia 11 de maio, em Fortaleza, no Ceará, na sequência do 6º WRNP, teve como principal objetivo apresentar aos participantes informações técnicas sobre os equipamentos que deverão ser usados no projeto das redes e informes sobre as últimas articulações de alguns consórcios.

    A programação da manhã foi dedicada à apresentação dos fornecedores de equipamentos de rede - Extreme, Foundry, Cisco e Interasys - e cabo – Furukawa. Foram abordados aspectos gerais sobre características importantes que esse tipo de equipamento deve possuir para utilização nas redes metropolitanas, bem como características específicas de cada fornecedor.

    Durante a tarde, a coordenadora técnica da Redecomep, Cybelle Oyama, expôs um estudo comparativo sobre as alternativas de implantação das redes de Belém e Manaus. O estudo é uma tentativa de auxiliar os consórcios na escolha da melhor opção de topologia.

    Em seguida a coordenadora geral da rede metropolitana de Porto Alegre (Metropoa), Liane Tarouco, apresentou um histórico e falou sobre a situação atual da rede metropolitana gaúcha bem como os planos para a formação do consórcio local. Este também foi o informe apresentado pelo representante da rede metropolitana de Fortaleza.

    Por último, o coordenador geral da iniciativa, José Luiz Ribeiro Filho, encerrou a reunião apresentando as versões preliminares do memorando de entendimento (MoU) dos manuais que estão sendo elaborados, com as informações que devem constar no edital de contratação dos serviços de projeto e construção das redes, que deve ser concluido até o final do mês de maio.