Notícias

Rede Metropolitana de São Luís entra em operação

Com a inauguração da rede seis instituições estarão conectadas a 1Gbps

[RNP, 21.10.2009]


    A Rede Metropolitana de São Luís será inaugurada em 22/10, em uma cerimônia realizada no Palácio Cristo Rei às 10h. A infraestrutura óptica de alta velocidade interligará seis Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa da capital maranhense.

    A rede tem 43 km de extensão e recebeu investimentos para implementação da infraestrutura de R$ 668 mil. A tecnologia óptica utilizada possibilitará a troca de informações em alta velocidade e o uso de aplicações avançadas, beneficiando projetos colaborativos e iniciativas de educação a distância.

    Serão conectadas à Rede Metropolitana de São Luís: o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (Fapema); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IF-MA);  Secretaria Adjunta de Tecnologia de Informação e Integração (SEATI); Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    Com o início das atividades da Rede Metropolitana de São Luís, serão 16 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas: Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá, Aracaju e Curitiba.




    Stephanie Borges
    RNP
    21.10.2009