Notícias

Representantes de Instituições se reúnem para formar Comitê Gestor da Redecomep Campinas

[RNP, 07.10.2009]


    No dia 23/9, foi realizada uma reunião entre representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa para a formação do Comitê Gestor da Redecomep Campinas. O encontro, realizado na Embrapa Informática Agropecuária, contou com a presença do diretor adjunto de Soluções da RNP, Gorgonio Araújo.

    Marcaram presença: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI); Instituto Agronômico de Campinas (IAC); Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); Embrapa Monitoramento por Satélite; RNP-Campinas; Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital); Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD); Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS); 11ª Brigada de Infantaria Blindada do Exército e a Informática de Municípios Associados (IMA) da Prefeitura Municipal de Campinas.

    A Redecomep de Campinas faz parte da expansão Redecomep, que levará infraestutura óptica dedicada a IES e unidades de pesquisa a cidades do interior do país. Atualmente está prevista a implementação de redes nos municípios de São Carlos (SP), Campinas (SP), Itajubá (MG), Ouro Preto (MG), Pelotas (RS), Petrolina (PE), São José dos Campos (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ) e João Pessoa (PB).

    O processo de implantação destas redes comunitárias segue os moldes das Redes Metropolitanas. Com a formação do Comitê Gestor será definido um comitê técnico, que acompanhará a o desenvolvimento dos projetos técnico e executivo da rede. Após a definição dos projetos e a aprovação pela coordenação da RNP são abertas as Solicitações de Propostas  (SDP) para a escolha do fornecedor responsável pela construção da infraestrutura.