Notícias

Rede óptica dedicada à educação e pesquisa começa a operar em Aracaju

MetroAju conecta quatro instituições de ensino da capital sergipana a 1 Gbps

[RNP, 14.09.2009]


    Foi inaugurada hoje (14/9) a Rede Metropolitana de Aracaju, a MetroAju. A cerimônia, realizada no Centro de Convenções de Sergipe, contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do governador do Estado, Marcelo Déda.

    A MetroAju tem 28 km de extensão e os investimentos para a construção são da ordem de R$ 400 mil. A instituições conectadas pela rede são: a Universidade Federal de Sergipe (UFS); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IF-SE); a Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão e a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa – Tabuleiros Costeiros). A rede interliga as instituições a uma velocidade de 1 Gbps, podendo futuramente ser ampliada para 10 Gbps.

    Atualmente, há 13 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas: Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, Goiânia, Campina Grande, Salvador e Cuiabá. A perspectiva é de que as 27 estejam operando no segundo semestre de 2010.