Notícias

Pantaneira levará conexão óptica a seis instituições em Cuiabá

[RNP, 25.08.2009]



    No dia 27/8 será inaugurada a Rede Metropolitana de Cuiabá, a Pantaneira. A cerimônia será realizada às 10h, no Foyer do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

    A Pantaneira interliga seis instituições a 1 Gbps, com a perspectiva de ampliar esta velocidade para 10 Gbps. A rede tem 26 km de extensão e os investimentos para sua implementação foram da ordem de R$ 500 mil. A iniciativa contou com a parceria das Centrais Elétricas Mato-Grossenses (Cemat) para a permuta de infraestrutura – a empresa cedeu seus postes para passagens de cabos ópticos em troca da utilização de um par de fibras.O governo do Estado também é parceiro da Pantaneira, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso.

    As instituições que integram a Pantaneira são: a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Inmetro/IMEQ); o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) e o Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IF-MT - Octayde Jorge Da Silva)e a secretaria estadual de CT.

    Após a inauguração, a Rede Metropolitana de Cuiabá passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes, que se tornam responsáveis pela sustentabilidade da infraestrutura. Com a inauguração da Pantaneira, serão 13 Redecomep em operação. Já foram inauguradas: Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, Goiânia, Campina Grande e Salvador.




    Stephanie Borges
    RNP
    25.08.2009