Notícias

Petrolina e Juazeiro terão a primeira Rede Comunitária interestadual

Iniciativa foi lançada no âmbito da extensão Redecomep para o interior

[RNP, 11.08.2009]



    O projeto da Rede Comunitária de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) foi lançado durante a 20ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), em Juazeiro. A reunião contou com a presença do diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho e do diretor adjunto de Gestão de Soluções, Gorgonio Araújo.

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) propôs a RNP a construção de uma rede óptica voltada para educação e pesquisa em Petrolina (PE). Ao analisar o projeto, a coordenação da iniciativa Redecomep propôs a extensão da rede para Juazeiro (BA), constituindo assim a primeira rede comunitária interestadual. O ITEP, na figura de seu presidente, Frederico Montenegro, articulou com as instituições de ensino e centros de pesquisa das duas cidades para definir os integrantes da rede.

    A Redecomep de Petrolina e Juazeiro será coordenada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que está presente nos dois municípios. O responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da universidade, Max Santana Rolemberg Farias, foi indicado por consenso para o cargo de Presidente do Comitê Gestor.

    A reunião de lançamento do projeto contou com a presença de representantes as seguintes instituições que integrarão a rede: Prefeituras Municipais de Juazeiro e de Petrolina; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Biblioteca Municipal de Petrolina; Escola Agrotécnica de Juazeiro; Embrapa-Petrolina; Escola Modelo (BA), IF-PE Campus Sertão (Petrolina), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA - BA); Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP); Núcleo de Tecnologia Educacional; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - BA e PE); Serviço Nacional  de Aprendizagem Comercial (Senac-PE); Serviço Nacional  de Aprendizagem Industrial  (Senai-PE), Serviço Social do Comércio (Sesc-PE); Serviço Social da Indústria (Sesi – BA e PE) ;  Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); Universidade de Pernambuco (UPE) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

    Os acordos de Cooperação Técnica e os Memorando de Entendimento (MOU) serão assinados por todas as instituições participantes, as prefeituras de Juazeiro e Petrolina e pela RNP. A iniciativa conta também o apoio dos governos dos estados de Pernambuco e da Bahia.




    Stephanie Borges
    RNP
    11.08.2009