Notícias

Boletim Redecomep

nº 18/ 2009 - Abril

[RNP, 22.05.2009]


    Destaque

    Nesta edição, o destaque é a inauguração da Rede Metropolitana de Salvador (BA), a Remessa, marcada para 1º de julho de 2009. A rede é formada por dois anéis, tem 106 km de extensão e interligará 12 instituições. As obras da Remessa foram concluídas e, em breve, serão agendados os treinamentos técnicos e testes de equipamentos necessários para o início de suas atividades.

    Supervisões

    Na Região Norte, começaram as obras da RedeBV, de Boa Vista, Roraima. Paralelo ao início da construção, foi firmado o convênio entre o comitê gestor e a Boa Vista Energia, para a passagem dos cabos ópticos pela infraestrutura da companhia elétrica. A RedeBV tem um trecho sob responsabilidade da prefeitura, que está em fase de análise das cartas recebidas durante a Solicitação de Propostas (SDP). O resultado deve ser anunciado ainda no mês de maio.

    O projeto executivo da Rede Metropolitana de Rio Branco (AC) foi analisado e aprovado pela Eletroacre Companhia de Eletricidade. A próxima etapa é o início das obras. Parte do orçamento subsidiado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) está destinado à construção de um anel de saúde. O objetivo é interligar os hospitais públicos e instituições da capital acreana que participam da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

    Entre os dias 4 e 8/5 aconteceram os treinamentos dos profissionais responsáveis pela manutenção da rede de Cuiabá (MT), a Pantaneira. A instalação dos equipamentos foi realizada de 18 a 22 de maio. A próxima fase será o agendamento dos testes.

    A Rede Metropolitana de Palmas (TO) teve seu projeto executivo aprovado pela companhia  elétrica Celtins. O próximo passo é o início das obras, que depende apenas da formalização da parceria entre a RNP, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Celtins.

    O projeto executivo da Rede Metropolitana do Rio de Janeiro está em fase de desenvolvimento.  Uma reunião para definir o cronograma de execução do projeto foi realizada em 14 de maio. A previsão é que as obras comecem no segundo semestre de 2009.

    As obras da Rede Metropolitana de Aracaju (Metroaju) foram concluídas e a rede já foi inspecionada. O treinamento dos técnicos aconteceu entre os dias 13 e 17 de abril, mas a configuração dos equipamentos aguarda a realização de reparos na sala onde os aparelhos estão acondicionados.

    A Rede Alagoana de Alta Velocidade (Raave) está em fase de elaboração do projeto executivo.  O comitê gestor da Raave assinou um contrato com a Teledesign e, atualmente, negocia com o Governo do Estado uma parceria para custear a construção do anel de ligação entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e as demais instituições integrantes da Raave.

    A Rede Metropolitana de São Luís recebeu os equipamentos necessários para sua operação em abril. As obras da rede começaram em março e assim que construção estiver concluída, os aparelhos serão instalados. A rede deve entrar em operação logo após os testes dos switches.

    No âmbito da expansão da Redecomep para o interior, o projeto técnico da rede de Petrópolis (RJ) foi finalizado. O comitê gestor segue com as negociações junto a empresas que dispõem de infraestrutura na cidade para a realização de permuta.

    Na região Sul, foram iniciadas conversas com a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) do Rio Grande Sul sobre uma possível parceria para a passagem das fibras ópticas.