Notícias

Rede Metrovix inicia a terceira fase do projeto

[RNP, 11.07.2006]


    Na última sexta-feira, dia 7 de julho, o projeto Metrovix passou para a terceira fase de sua implementação: a etapa de construção da rede. Para oficializar esta passagem, foi realizado, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um evento com representantes da RNP e do comitê gestor da rede - composto por Ufes, Cefetes, Emescam, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado.

    O evento contou com a presença do reitor da Ufes,  Rubens Rasseli, do prefeito de Vitória, João Coser, do secretário de Estado, Guilherme Pereira, do diretor geral da RNP, Nelson Simões, e do coordenador geral do projeto Redecomep, José Luiz Ribeiro Filho, além de outros membros do comitê gestor, representantes da comunidade acadêmica, do corpo docente e discente da Ufes e Cefetes.

    O projeto Metrovix vai disponibilizar para a região metropolitana de Vitória uma rede de alta velocidade voltada para as áreas de educação, saúde e desenvolvimento de pesquisas científicas. Na opinião do reitor Rasseli, a Rede Metrovix permitirá avanços em diversas áreas temáticas. Rasseli cita dois exemplos: na educação, as secretarias de Educação poderão acompanhar em tempo real as atividades escolares e administrativas das redes estadual e municipal de ensino; na área de saúde, por exemplo, a rede pública contará com um banco de dados único de consultas e atendimentos, poderá dispor de prontuário com acesso rápido a dados de hospitais e postos de saúde.





    Vanessa Macedo
    RNP
    11.07.2006