Notícias

Rede Metropolitana de Macapá é inaugurada

[RNP, 18.12.2008]


    O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugurou no dia 15 de dezembro, às 10h, a Rede Metropolitana de Macapá, infra-estrutura de comunicação de alto desempenho que integrará as principais instituições de ensino e pesquisa do estado.  A cerimônia aconteceu no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no campus universitário Marco Zero. O evento contou com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia Sergio Rezende; o diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, o Governador do Amapá, Waldez Góes; o reitor da UNIFAP, Prof. Dr. José Carlos Tavares Carvalho, além de representantes de instituições parceiras.

    A comunidade acadêmica e de pesquisa do Amapá passou a contar com um serviço avançado de comunicação, que permite a troca de informações em alta velocidade, a utilização de recursos de comunicação via Web (como as videoconferências), o compartilhamento da produção acadêmica e o desenvolvimento de projetos de educação a distância. A Rede Metropolitana tornará a interação entre seus integrantes mais ágil, além de representar uma alternativa com melhor relação custo-benefício.

    O investimento total para implantação da rede foi de aproximadamente 1,6 milhão de reais. A Redecomep contou com o apoio do governo estadual e firmou uma parceria da Companhia de Eletricidade do Amapá, que disponibilizou a infra-estrutura para a passagem da fibra óptica.

    Com 38 km de extensão, a Rede Metropolitana de Macapá interliga seis instituições com velocidade de conexão de 1 Gigabit por segundo e capacidade de ampliação ilimitada nos próximos 20 anos. São elas a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – AP), o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-AP) e o Processamento de Dados do Amapá (PRODAP).




    Stephanie Borges
    RNP
    18.12.2008