Notícias

MetroSampa entra em operação

Rede acadêmica vai interligar sete instituições em São Paulo

[RNP, 20.08.2008]


    A sétima rede metropolitana da iniciativa Redecomep entrou em operação em São Paulo, no dia 19 de agosto. O evento de inauguração da MetroSampa aconteceu na Universidade de São Paulo (USP) e contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luís Fernandes, do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, e da reitora da USP, Suely Vilela. Também participaram da cerimônia o coordenador de Tecnologia da Informação da USP, Gil da Costa Marques, representando o Comitê Gestor da rede, e o diretor presidente do Núcleo de Informação de Comunicação do Ponto.Br (Nic.br), Demi Getschko.

    Com 145 km de extensão, a rede de São Paulo foi implantada pela RNP com R$ 3,2 milhões de investimentos da Finep e do Nic.br, que custeou 49 km de rede. Sete instituições fazem parte da rede: o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP); o Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas; o Nic.br, a USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Unifesp e a Universidade Federal do ABC (UFABC - Santo André).

    Redes semelhantes à de São Paulo já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal e Natal. Até o fim de 2008, serão 27 redes ópticas metropolitanas em operação no país.

    Telemedicina

    No mesmo dia da inauguração da Rede Metropolitana de São Paulo, foram inaugurados quatro núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), outra frente de atuação da RNP. As unidades estão localizadas na USP, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e no Instituto Dante Pazzanese, sendo as duas primeiras instituições também integrantes da MetroSampa.

    Representantes dos núcleos de telemedicina e a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, participaram do evento de inauguração da MetroSampa através de videoconferência. Ana Estela, que estava na unidade da RNP em Brasília, salientou a importância da Rute para os projetos de telessaúde no país.




    Juliana Berriel
    RNP
    20.08.2008