Notícias

Huawei deverá ser a fornecedora de equipamentos de rede

Começa a fase de testes de operação em campo e de conformidade

[RNP, 06.03.2006]


    Em paralelo ao processo de seleção de fornecedores de projetos executivo e de construção da rede, a Redecomep também vem dando andamento à seleção dos fornecedores de equipamentos e cabos ópticos para as redes metropolitanas.

    A empresa qualificada para o fornecimento de equipamentos de rede foi a chinesa Huawei, em parceria com a Siemens. A partir de agora, a Redecomep inicia a última fase do processo de seleção que consiste em testes de operação em campo dos equipamentos e de conformidade com as especificações técnicas estabelecidas nas propostas. Para o fornecimento dos cabos ópticos a empresa escolhida foi a Metrocable.

    Os testes de operação em campo já foram iniciados e estão sendo realizados na Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo é validar a operação dos equipamentos em um ambiente real, bem como verificar todo o processo de logística da empresa, incluindo a entrega, instalação, configuração e suporte técnico.

    Os testes de conformidade ocorrerão a partir da próxima semana, na Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e servirão para checar se os equipamentos que serão fornecidos estão de acordo com as especificações técnicas definidas pela RNP. O resultado dos testes deve ser divulgado até o final de abril.

    Com o objetivo de iniciar o quanto antes a construção física das redes, a Redecomep também está providenciando a formalização dos acordos de permuta e aluguel de infra-estrutura (postes, dutos e fibras ópticas) com as empresas parceiras em cada região metropolitana.




    Vanessa Macedo
    RNP
    06.03.2006