Notícias

Expansão Redecomep: Comitê Gestor da Metronit é constituído

[RNP, 22.01.2008]


    No dia 18 de janeiro, o Comitê Gestor da Rede Metropolitana de Niterói (Metronit) foi constituído.  Participam dessa Rede a prefeitura de Niterói, as universidades Federal Fluminense, UniLaSalle e Universo, o Instituto Vital Brasil, o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RIO).

    Em breve, será constituído o comitê técnico, que desenvolverá o projeto técnico da Rede em conjunto com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

    A Metronit faz parte da expansão da iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia para redes metropolitanas, através da qual serão implantadas redes ópticas em outras cidades brasileiras além das capitais. A Metronit, cuja execução está a cago da RNP, conta com o financiamento da Finep. Também está em curso a negociação de uma contrapartida da prefeitura de Niterói.

    O projeto-piloto dessa nova fase da Redecomep é a rede de São Carlos, cujo Comitê Gestor foi constituído em 31 de novembro de 2007.




    Danielle Segal
    RNP
    22.01.2008