Notícias

RNP, Procempa e UFRGS assinam convênio para permuta no âmbito da MetroPOA

[RNP, 12.11.2007]


    RNP, Procempa e UFRGS assinam convênio para permuta no âmbito da MetroPOA

    No dia 1º de novembro, a RNP, a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e a UFRGS assinaram convênio para a permuta de uso de infra-estrutura de dutos da prefeitura de Porto Alegre por fibras ópticas lançadas pela Redecomep para a rede metropolitana de Porto Alegre (MetroPOA).

    Na ocasião, foi realizado um evento em Porto Alegre, organizado pela UFRGS, que contou com a presença do coordenador de Projetos da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, do reitor da UFRGS, José Carlos Ferraz Hennemann, do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, do presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, entre outras autoridades.

    Após a cerimônia, representantes da RNP, Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (Transurb), do CEFET, da UFRGS e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) acertaram a celebração de um convênio semelhante envolvendo as quatro primeiras instituições e que prevê a cessão, pela Transurb, do direito de uso de um par de fibras já lançado em seu leito até o CEFET.

    Esta parceria permitirá a extensão da rede MetroPoa até uma região da Grande Porto Alegre atendida pelas linhas férreas da Transurb, onde se situa uma unidade do CEFET (vinculada ao CEFET-Pelotas) e diversas outras instituições de ensino superior privadas, incluindo a Unisinos.

    A MetroPOA possui 15 instituições de ensino e pesquisa participantes e 59 quilômetros de extensão, dos quais 52,38 metros serão construídos pela Redecomep.