Notícias

Inauguração da Remep será transmitida pela TV Cultura-SC

[RNP, 24.10.2007]


    No dia 25 de outubro, mais uma rede do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) será inaugurada. Depois da Metrobel (rede de Belém), Metrovix (Vitória) e Metromao (Manaus), chegou a vez da Rede Metropolitana de Florianópolis (Remep). A rede utiliza fibra óptica própria e é composta por 20 instituições - unidades de ensino e pesquisa e pontos da prefeitura e do governo de Santa Catarina, que estão investindo recursos próprios para participar da Remep.

    O evento de inauguração acontece, às 17 horas, no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e será transmitido ao vivo pelo canal aberto da TV Cultura de Santa Cantarina, que também integra a rede. Para quem estiver em outros estados do Brasil, será possível acompanhar a transmissão do evento, pela internet, através do link mms://150.162.3.12/remep.

    A rede de Florianópolis foi implantada pela RNP com R$ 930 mil de investimentos da Finep e auxílio de parcerias com o governo do estado de Santa Catarina, através da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). A implantação da Remep teve ainda apoio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Dos 74 km de extensão de rede, 30km foram construídos pela Redecomep e 44km complementados pelo governo do estado. A rede conta também com uma conexão sem fio, baseada em tecnologia Wimax, que interliga alguns pontos da UFSC.

    A rede vai facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos e a integração entre universidades e unidades de pesquisa, promovendo a troca de informações que exijam grande capacidade de banda. Instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

    A Remep vai permitir a transferência de grande volume de dados relacionados à meteorologia que, em Santa Catarina, são processados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A rede tornará possível também o projeto de transmissão de programas da TV da UFSC, direto do campus da universidade, para a TV Cultura. Na área de saúde, a Remep beneficiará o projeto Cyclops no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da UFSC.

    O Cyclops é uma colaboração binacional entre Alemanha e Brasil que, desde 1997, vem desenvolvendo projetos de suporte ao diagnóstico médico radiológico, através de pesquisas em áreas como banco de dados de imagens médicas, telemedicina e workflow médico-hospitalar. O hospital da UFSC faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), outra frente de atuação da RNP.




    Juliana Berriel
    RNP
    24.10.2007