Notícias

MCT libera recursos para Redecomep São Carlos

[RNP, 26.07.2007]


    A cidade de São Carlos (SP) vai receber apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) para a implantação de uma rede de fibras ópticas no âmbito da iniciativa Redecomep. A rede contará ainda com a participação da prefeitura de São Carlos, que fará investimentos na sua expansão por meio da instalação de uma infra-estrutura wireless em diversos pontos da cidade.

    A rede de São Carlos vai interligar a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade de São Paulo (USP-São Carlos) e duas unidades da Embrapa. O Comitê Gestor da rede, que ainda está sendo formado, será coordenado pela UFSCar.

    Contando com recursos de cerca de R$ 706 mil da Finep, o projeto-piloto da rede de São Carlos marca o início da expansão da iniciativa Redecomep, que pretende implantar redes ópticas em regiões do interior do país, ampliando cada vez mais a capilaridade da rede acadêmica operada pela RNP. Neste sentido, outras parcerias estão sendo firmadas, tal como a com o governo do Estado do Pará, que objetiva estender a rede metropolitana de Belém (Metrobel), inaugurada em maio deste ano, para municípios como Santarém e Marabá.




    Juliana Berriel
    RNP
    26.07.2007