Notícias

Infra-estrutura da Redecomep é utilizada pela primeira vez em evento da RNP

[RNP, 22.06.2007]


    Pela primeira vez, um evento da RNP foi atendido pela infra-estrutura de uma  rede metropolitana dedicada à pesquisa e educação, a Rede Metropolitana de Belém (Metrobel). Foi o caso do 8º Workshop RNP (WRNP), que aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, em Belém (PA). Em associação com um trecho de rádio,  entre o hotel Hilton, onde o evento foi realizado, e o POP-PA, o enlace do WRNP atingiu a marca de 17Mbps de capacidade.

    Lançada durante o próprio WRNP, a MetroBel é a primeira rede óptica metropolitana do país para pesquisa e educação. No evento de inauguração, a governadora do Pará, Ana Julia Carepa, anunciou a expansão da rede para diversas cidades do interior do estado e também na capital, por meio de parcerias com a Eletronorte, RNP e MCT.

    De acordo com a programação do Redecomep para 2007, estão previstas as inaugurações das redes de Manaus, Brasília, Vitória, Florianópolis, Natal, Salvador, Goiânia, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.

    Fórum
    Após o WRNP, no dia 31 de maio, foi realizado o 3º Encontro Redecomep, com o objetivo de apresentar o status do projeto e promover a troca de experiências entre os participantes da iniciativa. Além da apresentação de metodologia para as medições intermediárias e aprovação final das obras de construção, também foram debatidos os modelos de gestão das redes.

    A partir deste ano, pelo menos uma vez ao ano, um Fórum das Redes metropolitanas Comunitárias de Educação e Pesquisa reunirá os representantes das 27 redes para debater temas de interesse do grupo.




    Juliana Berriel
    RNP
    22.06.2007